domingo, 23 de março de 2008

Distância e imensidão

Dizem que lá no Japão há muitas montanhas e vulcões, e que o Monte Fuji, inclusive, é um vulcão. Também dizem que o país é formado por quatro grandes ilhas e que, apesar de pequeno, as pessoas de lá não são nada medíocres posto que têm uma cultura riquíssima, uma beleza singular e o lugar com as mais belas paisagens do mundo...

Assim como o Japão os poemas são vulcões. São formados por ilhotas de palavras que formam um país de sentimentos. Podem ser pequenos mas guardam enormes sensações raramente sentidas em outro lugar. Também têm uma cultura milenar, uma beleza singular e revelam pessoas que são as mais lindas paisagens do tempo e do mundo...

Um hai-kai em homenagem ao Japão:

seda, nuvens-flor
cerejeiras de Oknawa
florescem manhãs











Ônix

Olhos de noite gatuna a roubar pensamentos meus.
Meiguice, alegre candura a devolver anos de apogeu.
No meu teto vagam magníficas ônix
que me fagulham chamas da adolescente fênix.

Os ventos sopram novíssimas formas,
presenteiam-me amáveis delicinhas táteis.
Se do mundo nossas são apenas as experiências
as minhas andam leves, profundas, imensas.

(Marcella Santos)



Nenhum comentário: